Cuba Libre

Blog de Viagem por Paulo Rego Cajade

Muitos sabem que o título de banco mais largo do mundo foi concedido a obra desenhada pelo artista Antoni Gaudí, no famoso Parc Guell, em Barcelona. O emblemático banco-mirador do artista catalão possui 110 metros de comprimento. Mas quem conhece Cuba pode afirmar, com toda a certeza, que o Malecón é considerado o maior banco do mundo ou o “maior sofá de Havana”.

“El Malecón” é uma avenida costeira que corta toda a cidade de Havana, desde o Castillo de La Punta na entrada da baía da cidade, até a desembocadura do Rio Almendares, num percurso contínuo de quase 8 km de distância. Esta avenida está separada do mar por um muro de 1 metro de altura, formando o tão famoso Malecón.

Impossível falar de Cuba sem falar do Malecón. Esta grande avenida beira mar é um símbolo da cidade de Havana e faz parte da história e da cultura de Cuba desde a sua independência.

Caminhando pelo Malecón

Malecón é o lugar preferido dos cubanos para aproveitarem os seus momentos de lazer, reunindo famílias inteiras, esportistas praticando corridas ou caminhadas, ciclistas, casais de namorados, jovens festejando aniversários ou cantando em rodas de amigos, artistas se apresentando para os pedestres, vendedores de comida, jovens nadadores se arriscando ao mar, pescadores ao final da tarde pescando a sua comida ou simplesmente moradores de todas as partes da cidade em busca de momentos de reflexão ao admirarem o inesquecível pôr do sol de Havana.

O Malecón atravessa 3 bairros diferentes de Havana ao longo dos seus 8 km de extensão. Começa na parte histórica da cidade, La Habana Vieja, passa pela área mais degradada e populosa, Centro de Habana, e termina na parte mais moderna e avant-garde, El Vedado.

El Malecón filmado desde a desembocadura do Rio Almendares

Fotos tiradas durante a minha visita em Havana nos meses de Julho a Setembro de 2018:

Pescadores no final da tarde no Malecón

História

A construção do Malecón levou ao todo 57 anos para ser concluída, feita em 6 etapas diferentes, começando em 1901 e terminando em 1958. Na foto abaixo temos uma ilustração das 6 etapas ao longo da costa litorânea de Havana e a duração de cada uma delas.

6 etapas de construção do Malecón

Na região litorânea de Havana, as moradias não tinham nenhum tratamento sanitário e todo o esgoto das casas e dos bairros de frente ao mar era jogado diretamente na faixa rochosa do litoral. Era uma região muito feia e com odor muito ruim.

Antes do Malecón ser construído

Na região conhecida como La Punta haviam alguns barracões instalados de frente ao mar, onde as famílias cubanas iam tomar banho de mar. Haviam espaços pequenos nas rochas que eram cavados artificialmente para que as pessoas tomassem banho. Eram criados espaços reservados e separados para homens e mulheres. Todos estes banhos de mar desapareceram com a urbanização da cidade e início da construção do Malecón.

Barracões com os banhos de mar – Malecón 1906
Malecón 1926

Originalmente chamada de Avenida del Golfo, a construção do Malecón começou no dia 06 de maio de 1901 e foi uma iniciativa do governo intervencionista americano. Objetivo inicial da obra era criar uma contenção na faixa litôranea para reduzir as frequentes inundações nos bairros que estavam de frente para o mar.

O projeto original contemplava uma avenida larga muito arborizada e com várias luminárias e faróis no muro que separava do mar, mas os constantes furacões impediram a permanência deste conceito.

A partir da instauração da República em 20 de maio de 1902, a construção foi conduzida pelo governo cubano. Após diversas etapas e diferentes presidentes, a obra foi concluída pelo ditador Fulgêncio Batista em 1958.

Contrução na década de 1920
Contrução na década de 1940
Malecón 1946 durante a greve dos donos e motoristas das empresas de ônibus
Malecón na década de 1950

Havana Bus Tour

Uma das melhores formas de conhecer o Malecón pela primeira vez com certeza será através do City Tour que percorre toda a cidade de Havana em um ônibus de 2 andares. O ponto inicial e final desta linha de ônibus está localizado no Parque Central, em frente ao Hotel Inglaterra (veja post exclusivo aqui no Blog Cuba Libre). Por um custo de 10 CUC por pessoa, o passageiro pode usar esta linha o dia inteiro, das 09:00 até as 18:10. Ao longo do dia, o turista pode descer e subir quantas vezes quiser no ônibus, em qualquer uma das paradas pré-definidas no circuito turístico.

Nos videos a seguir filmo trechos do Malecón desde o segundo andar do Havana Bus Tour.

Carnaval

A maior festa popular de Havana acontece todos os anos no mês de Agosto. O famoso Carnaval de Cuba é uma tradição que começou a ser festejada em 1760 mas virou uma festa estruturada e organizada na capital a partir de 1902. Os desfiles dos carros alegóricos percorrem grande parte do Malecón e animam toda a população durante 2 finais de semanas completos, de sexta a domingo.

Estive visitando Havana em 2018 até a véspera do início do Carnaval e pude registrar alguns vídeos com todos os preparativos para esta grande festa nacional.

Carros Alegóricos Carnaval Havana 2018
Preparativos para o Carnaval Havana 2018

No video a seguir temos imagens históricas do Carnaval sendo comemorado nas ruas de Havana em 1950.

Carnaval de Cuba 1950

A seguir temos uma reportagem da televisão Chinesa sobre o Carnaval de Havana em 2016.

Carnaval de Havana 2016

No próximo vídeo temos uma reportagem sobre o Carnaval de 2018, quando se homenageou o aniversário de 500 anos da cidade de Havana que será celebrado durante este ano de 2019.

Carnaval de Havana – 2018

Um dos mais famosos blocos de Carnaval de Havana dos últimos anos se chama “Willy y Las Voluminosas Cuba” e pretende ser uma referência contra o preconceito e a discriminação para toda a América Latina.

Willy y Las Voluminosas Cuba

Conservação e Efeitos Climáticos

O grande desafio do governo cubano nas últimas décadas tem sido a conservação dos edifícios que estão se deteriorando rapidamente com os efeitos climáticos, furacões e tornados que castigam a cidade todos os anos.

A passagem do furacão Irma em Setembro de 2017 deixou um rastro de destruição por toda a região e em Dezembro de 2018 a cidade de Havana sofreu uma inundação gigantesca como não se via a muitos anos.

Inundação de Havana em Dezembro 2018

Existe um plano de preservação colocado em prática desde 2018 que vai resultar na demolição parcial ou total de quase 70% dos imóveis que estão no Malecón. Dos 72 edifícios que estão na parte histórica do Malecón, pelo menos 52 vão sofrer grandes intervenções.

Malecón 2018
Malecón 2018

Cientistas que estudam os efeitos das mudanças climáticas estimam que o nível do mar na frente do Malecón poderá subir 1 metro até 2100. Autoridades cubanas já estão avaliando formas de proteger a cidade de Havana desta eminente tragédia que poderá resultar no desaparecimento completo da avenida mais famosa da capital cubana.

Preservação e Efeitos Climáticos 2018

Invasão dos Dissidentes Mortos-Vivos

Malecón vem resistindo ao tempo e a todos os grandes acontecimentos que agitaram a cidade de Havana desde 1901. Foi palco de grandes paradas, desfiles, festas, protestos e ameaças climáticas. Mas em 2011 foi cenário de um filme repleto de ironias, críticas subjetivas e invasões de dissidentes pagos pelo governo norte americano. “Juan de los Muertos” virou um clássico moderno dos filmes de terror e o primeiro longa metragem de Zombies da história de Cuba. Dizem que se o Malecón conseguiu sobreviver a esta invasão inusitada de mortos vivos nada mais conseguirá destruí-lo.

Juan de los Muertos – 2011

Para terminar este post, vale a pena assistir ao video clip de Jacob Forever, artista cubano nascido em 1980 em Camaguey, um dos mais famosos cantores de reggaeton da ilha, que fez parte da banda Gente de Zona até 2013. A sua carreira solo decolou em 2015 cantando um dos maiores Hits da música cubana naquele ano. Vamos todos dançar sem parar, dia e noite, “Hasta Que Se Seque el Malecón”….

Jacob Forever – Hasta que se seque el Malecón – 2015

No próximo post vou falar um pouco sobre uma das maiores atrações turísticas de Havana, responsável por atrair milhares de turistas todos os anos para Cuba. Vamos conhecer o Bar mundialmente famoso “La Bodeguita del Medio“.

Deixe um comentário