Cuba Libre

Blog de Viagem por Paulo Rego Cajade

Os próximos posts serão dedicados a mostrar e comentar uma série de Hotéis famosos e de alto padrão que existem atualmente em Havana.

Após o degelo nas relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos, o ramo imobiliário cubano aqueceu a partir de 2015. O afrouxamento das restrições às empresas privadas, a melhora no relacionamento com os Estados Unidos e a necessidade financeira alimentaram essas mudanças.

Atualmente existem 71.000 quartos de hotéis em Cuba, dos quais 12.500 estão em Havana. Em 2017 foi inaugurado o primeiro Hotel 5 estrelas de Cuba, Gran Hotel Manzana Kempinski La Habana (Veja Post Exclusivo no Blog Cuba Libre). Em 2018 foi inaugurado o segundo Hotel 5 Estrelas, Iberostar Grand Packard Hotel (Veja Post Exclusivo no Blog Cuba Libre).

Ainda que o governo cubano seja proprietário de todos os hotéis, empresas da hotelaria mundial ajudam a administrar muitos deles. 

Para iniciar esta série nada melhor que começar falando sobre o Hotel mais antigo de Cuba, Hotel Inglaterra. Hotel de categoria 4 estrelas, possui diárias em quarto standard a partir de 180 dólares. Em Dezembro de 2018, Hotel Inglaterra completou 143 anos de existência.

Hotel Inglaterra foi inaugurado em 23 de Dezembro de 1875 e atualmente possui 4 andares e um total de 83 apartamentos. Antes da inauguração do hotel, havia neste endereço o famoso Gran Café El Louvre, local de encontro para simpatizantes da causa de independência cubana e moradores da elegante cidade do Século 19.

Hotel Inglaterra por volta de 1900
Hotel Inglaterra por volta de 1900
Hotel Inglaterra 2018

Várias personalidades históricas já se hospedaram nele. General Antonio Macedo, um dos líderes da independência cubana, esteve hospedado aqui em 1890 durante 6 meses. Winston Churchill esteve hospedado em dezembro de 1895 para cobrir como repórter militar a Guerra de Cuba. O herói nacional cubano José Martí usou a sacada do Hotel Inglaterra para realizar discurso antes das guerras de independência cubana.

Interior Hotel Inglaterra

Considerado um dos melhores Hotéis do mundo no final do Século 19, Hotel Inglaterra viveu seu apogeu até 1931, quando fechou por 8 anos devido a Grande Depressão mundial iniciada em 1929. Após a Revolução de 1959, hotel foi se deteriorando até fechar novamente em 1973. Reabriu nos anos 80, reformado e pronto para resgatar o seu passado glorioso.
Declarado Monumento Nacional em 1981, Hotel Inglaterra é um símbolo arquitetônico e decorativo da Havana do Século 19.

Reportagem comemorativa ao aniversário de 143 anos do Hotel Inglaterra

A partir de Dezembro de 2019 o Hotel Inglaterra será gerenciado pelo grupo Marriott, tornando-se o segundo empreendimento hoteleiro no país a ter uma parceria com um grupo americano desde o triunfo da Revolução em 1959. Após aproximação do governo americano com Cuba em Dezembro de 2014, através do presidente Barack Obama, foi assinada em Junho de 2016 a 1a. parceria com empresa americana, entre a rede Sheraton com o Hotel Quinta Avenida – Four Points, no Bairro de Miramar em Havana.

Clique na imagem para ler a reportagem completa

Para celebrar este momento positivo que o Turismo está vivendo em Cuba, nada melhor que dançar junto com Havana 7 y Free Hole Negro, grupo de Hip Hop que acabou criando um novo estilo próprio, Free Hop. Neste vídeo clip, filmado em Cádiz na Espanha, foram usados 2.000 figurantes em 2010. O mais difícil em Cuba sempre será ficar parado ao ouvir uma música tão deliciosa e cativante.

Havana 7 y Free Hole Negro

No próximo post vou falar sobre o primeiro Hotel 5 estrelas inaugurado em Cuba, o lindo Gran Hotel Manzana Kempinski La Habana.

Um comentário sobre “Hotel Inglaterra

Deixe um comentário