Liderando a nova onda de hotéis de luxo que estão sendo inaugurados em Cuba desde 2015, está o Gran Hotel Manzana Kempinski La Habana, de 246 quartos, que ocupa uma galeria comercial em estilo europeu de um quarteirão, restaurada recentemente.
The Associated Press sobre inauguração do Hotel Manzana
O Manzana, inaugurado em junho de 2017, tem a gestão dividida entre a rede de hotéis de luxo suíça Kempinski e o Gaviota Group, de Cuba. É o primeiro Hotel 5 estrelas de Alto Padrão a ser inaugurado na ilha Caribenha.
Vale a pena ler a matéria abaixo, publicada pelo jornal El País em Abril de 2017, sobre a inauguração deste Hotel e a chegada do Turismo de Luxo em Cuba.

O Manzana tem um passado glorioso. Construída entre 1890 e 1918, a galeria de compras original abrigava lojas de roupas finas, dois teatros, restaurantes, um rinque de patinação e um estande de tiro ao alvo. Depois da revolução, os andares foram ocupados pelo governo, abrigando repartições públicas e escolas.
O hotel tem andares com pé direito de 5,40 metros e uma abundância de espelhos. O projeto enfatiza a história de Havana -caso do Constante Bar, decorado em azul turquesa e dourado e batizado em homenagem ao bartender que atendia o escritor Ernest Hemingway e criou o daiquiri.
Das janelas, frequentadores poderão ver o El Floridita, um dos bares que Hemingway costumava frequentar (e onde o drinque foi criado). Os quartos variam de 40 a 145 metros quadrados e terão diárias de entre US$ 370 e US$ 660.
Com cinco andares, o Manzana tem ainda terraço e piscina no topo. O piso superior tem uma área fitness de 900 metros quadrados com spa.
No vídeo a seguir vejam matéria sobre a iniciativa do governo cubano de levar música clássica e popular e desfiles de moda ao lobby dos hotéis.
Fotos tiradas desde o último andar do Hotel Manzana, com uma linda vista do Centro de Havana.



No video a seguir matéria sobre a inauguração do Hotel Manzana em Junho 2017 e os desafios de um país com grandes dificuldades financeiras tentando conviver com a opulência do turismo de luxo no meio de tantas carências materiais.
Entre os turistas que buscam as opções mais caras de hospedagem e a população que ainda tenta conservar a sua moradia, o melhor remédio continua sendo percorrer Havana e descobrir qual o ritmo que te fascina, ao som de Telmary que canta “Como se pone La Habana”.
No próximo post vou falar sobre o Segundo Hotel 5 estrelas inaugurado em Cuba, o fantástico Iberostar Grand Packard Hotel.

Um comentário sobre “Gran Hotel Manzana Kempinski”