Cuba Libre

Blog de Viagem por Paulo Rego Cajade

Liderando a nova onda de hotéis de luxo que estão sendo inaugurados em Cuba desde 2015, está o Gran Hotel Manzana Kempinski La Habana, de 246 quartos, que ocupa uma galeria comercial em estilo europeu de um quarteirão, restaurada recentemente. 

Reportagem feita pela
The Associated Press sobre inauguração do Hotel Manzana

O Manzana, inaugurado em junho de 2017, tem a gestão dividida entre a rede de hotéis de luxo suíça Kempinski e o Gaviota Group, de Cuba. É o primeiro Hotel 5 estrelas de Alto Padrão a ser inaugurado na ilha Caribenha.

Reportagem da Televisão Cubana na época da inauguração do Hotel
Reportagem da CGTN sobre a inauguração do hotel em junho 2017

Vale a pena ler a matéria abaixo, publicada pelo jornal El País em Abril de 2017, sobre a inauguração deste Hotel e a chegada do Turismo de Luxo em Cuba.

Clique na imagem para ler a reportagem completa

O Manzana tem um passado glorioso. Construída entre 1890 e 1918, a galeria de compras original abrigava lojas de roupas finas, dois teatros, restaurantes, um rinque de patinação e um estande de tiro ao alvo. Depois da revolução, os andares foram ocupados pelo governo, abrigando repartições públicas e escolas.

O hotel tem andares com pé direito de 5,40 metros e uma abundância de espelhos. O projeto enfatiza a história de Havana -caso do Constante Bar, decorado em azul turquesa e dourado e batizado em homenagem ao bartender que atendia o escritor Ernest Hemingway e criou o daiquiri.

Das janelas, frequentadores poderão ver o El Floridita, um dos bares que Hemingway costumava frequentar (e onde o drinque foi criado). Os quartos variam de 40 a 145 metros quadrados e terão diárias de entre US$ 370 e US$ 660.

Com cinco andares, o Manzana tem ainda terraço e piscina no topo. O piso superior tem uma área fitness de 900 metros quadrados com spa.

No vídeo a seguir vejam matéria sobre a iniciativa do governo cubano de levar música clássica e popular e desfiles de moda ao lobby dos hotéis.

Fotos tiradas desde o último andar do Hotel Manzana, com uma linda vista do Centro de Havana.

No video a seguir matéria sobre a inauguração do Hotel Manzana em Junho 2017 e os desafios de um país com grandes dificuldades financeiras tentando conviver com a opulência do turismo de luxo no meio de tantas carências materiais.

Entre os turistas que buscam as opções mais caras de hospedagem e a população que ainda tenta conservar a sua moradia, o melhor remédio continua sendo percorrer Havana e descobrir qual o ritmo que te fascina, ao som de Telmary que canta “Como se pone La Habana”.

No próximo post vou falar sobre o Segundo Hotel 5 estrelas inaugurado em Cuba, o fantástico Iberostar Grand Packard Hotel.

Um comentário sobre “Gran Hotel Manzana Kempinski

Deixe um comentário