Cuba Libre

Blog de Viagem por Paulo Rego Cajade

O turismo representa a maior fonte de economia do governo Cubano, gerando mais de 500.000 empregos diretos para o país e nos últimos anos o setor de aluguel de casas para turistas está vivendo uma grande expansão.

Somente no ano de 2018 o país recebeu um total de 4.7 milhões de turistas estrangeiros e dentre os quais um total de 600 mil turistas americanos. Como efeito de comparação, o Brasil, um país continente infinitamente maior, recebeu um total de 6.5 milhões de turistas estrangeiros em 2018.

Para este ano de 2019, o governo cubano estima ultrapassar a marca recórde de 5 milhões de turistas estrangeiros visitando o país, representando um crescimento de 7% no turismo da ilha caribenha.

Cuba pretende inaugurar somente neste ano um total de 5000 novos quartos de hotel e aumentar a frota de carros de aluguel com mais 8000 veículos novos.

Para poder receber e acomodar todos estes turistas, o setor de hotelaria cubana vem crescendo e se expandindo muito rápido. Além dos grandes Resorts com modelo “All inclusive” e hotéis de alto padrão, os turistas vem encontrando um número cada vez maior de Casas Particulares como opção de estadia para alugar nas principais cidades cubanas.

No vídeo a seguir temos uma interessante matéria da Televisão Central da China (CGTN) sobre as Casas Particulares em Havana.

No gráfico abaixo podemos visualizar o crescimento fenômenal de turistas que visitam Cuba desde 1985 e a explosão que aconteceu a partir de 2014.

A onda de aluguel de casas em Cuba deu um grande salto a partir da chegada da Airbnb ao país. O Airbnb, principal portal global para pessoas alugarem quartos ou imóveis por temporada, passou a oferecer seus serviços em Cuba em abril de 2015 somente para os EUA, quatro meses depois que o presidente americano, Barack Obama, restabeleceu relações diplomáticas entre os dois países. 1 ano depois, a partir do dia 02/abril/2016, o serviço do Airbnb foi ampliado e aberto para todos os países e turistas do mundo inteiro em busca de locação de casas em Cuba.

Clique na imagem para ler a matéria completa do jornal El País

Com a expansão da internet paga a partir de 2015 dentro da ilha caribenha e a popularização dos serviços do Airbnb, a concorrência com as Casas
Particulares vem ajudando a desenvolver o turismo local e impulsionar o pequeno comércio.

Portanto, a melhor forma de conhecer a verdadeira Cuba sempre será ficando hospedado numa Casa Particular, alugada através do Airbnb ou de um contato pessoal indicado/recomendado pelo Facebook.

Todas as casas particulares em Cuba são registradas pelo governo e tem um
símbolo oficial / padrão na frente da casa ou na porta de entrada. O pagamento é feito em CUCs e uma taxa é repassada ao governo, mas a maior parte fica com os moradores. Ao reservar uma casa particular em Havana, o turista está ajudando a economia local a sobreviver.

Alugar uma casa particular em Havana pode não ser das tarefas mais fáceis, pois, diferentemente do Airbnb e de hotéis pelo Booking, não existem grandes sites especializados onde o turista possa reservá-las com antecedência ou pagar com cartão de crédito.

O sistema ainda funciona muito no boca a boca, através da recomendação
pessoal de quem já foi. No Facebook, por exemplo, existem grupos de pessoas que já visitaram o país inúmeras vezes e recomendam determinadas casas.  Ao escolher a casa que quer ficar, o próximo passo é escrever um email para os donos da casa e reservar. Caso eles não tenham datas disponíveis, eles provavelmente indicarão a casa de algum vizinho de qualidade similar, numa rede de contatos que em Cuba funciona muito bem.

Como todo o acerto é feito apalavrado apenas, não é preciso pagamento
antecipado nem nada. O pagamento é feito lá na hora, quando o turista chega à casa mesmo, ou quando vai embora, depende do que vocês acertarem. Lembrando que não será possível usar o cartão de crédito para este tipo de transação, somente dinheiro. A vantagem de usar o Airbnb para reservar a sua estadia em Cuba seria poder fazer todo o pagamento através do cartão de crédito, não precisando levar toda esta quantia em dinheiro com você durante a viagem.

De qualquer forma, usando o Airbnb ou a sua rede de contatos pelo Facebook, a melhor maneira de conhecer a verdadeira Cuba é ficando hospedado junto com alguma família local. O bem mais precioso de Cuba ainda é a memória de cubanos que viram toda a transformação que o país passou desde a queda de Fulgencio Batista (1959) até os dias de hoje. Poder dormir em uma casa onde a arquitetura e os móveis ainda são os mesmos de antigamente, tomar café assistindo às notícias dos canais cubanos e principalmente conversar sobre os mais variados temas com os moradores durante sua estadia não tem preço que pague.

Na foto a seguir estou junto com a maravilhosa família que me acolheu em 2018 na casa particular em Havana.


Os preços das diárias podem variar de 15 CUC até 35 CUC por dia, dependendo do tipo de acomodação escolhida. As opções podem ser 1 simples quarto dentro da casa, compartilhando o mesmo banheiro que a família usa ou 1 suíte com banheiro exclusivo ou até mesmo uma grande área da casa transformada em um pequeno Flat, com quarto, banheiro e cozinha exclusivos para o turista.

A maioria das famílias oferecem a opção de diária com café da manhã,
cobrando um adicional de 5 CUC por pessoa pela refeição matinal. O típico café da manhã oferecido vem com Suco, Café com leite ou Chá, Fruta local (manga, abacaxi, goiaba, mamão ou banana), pão com manteiga e ovos mexidos com bacon.

Café da manhã em Casa Particular

Neste post mostro vídeos da Casa Particular onde fiquei hospedado em Havana em 2018. Fiz toda a busca e reserva dentro do Airbnb até encontrar a linda hospedagem Hostal Jelia, no excelente bairro de Playa.

Hostal Jelia – Havana

Esta casa de família possui ótima localização, ficando a 2 quadras de importantes pontos de interesse: Famosa casa de shows, Casa de La Musica, do Hospital Internacional Ciro Garcia (único hospital dedicado para atendimento exclusivo aos turistas que estão em Havana), praça pública com wifi pago e o Restaurante DKmino, que opera 24 horas por dia.

Avenida 41 – Bairro de Playa

Nas fotos a seguir mostro o cardápio do Restaurante DKmino, prato do café da manhã e o famoso Sanduíche Cubano.

Cardápio DKmino – Setembro 2018
Café da manhã no Restaurante DKmino
Sanduíche Cubano Restaurante DKmino

Agora que já estamos hospedados em Havana, nada melhor para começar esta viagem de grandes descobertas assistindo o maravilhoso clip musical do grupo mundialmente conhecido Síntesis, com a música Oyá. Este grupo talvez seja o símbolo do que significa a música cubana contemporânea, misturando e incorporando estilos africanos, rock, jazz, música clássica, hip-hop e techno. Um retrato de um país que sempre abraçou todos as raças e culturas do mundo inteiro.

Nos próximos posts vou falar sobre os Hotéis de Alto padrão que estão sendo inaugurados em Havana para atrair um número cada vez maior de turistas americanos, canadenses e europeus.

Deixe um comentário